NÃO RETIREM O ÁLBUM DE FIGURINHAS DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS! UMA OPORTUNIDADE DIDÁTICA PARA 2026
O Álbum da Copa do Mundo já se tornou um fenômeno cultural e mundial. Ele desperta curiosidade, engajamento e interação entre crianças, jovens e adultos, tudo aquilo que buscamos estimular no ambiente escolar.
Como educadores, falamos constantemente sobre aprendizagem significativa, interdisciplinaridade e sobre como é desafiador ensinar estudantes inseridos em um mundo cada vez mais digital e acelerado. No entanto, seguimos deixando de aproveitar contextos reais e altamente motivadores, como o álbum da Copa, para transformar o cotidiano escolar em uma experiência viva de aprendizagem.
É hora de mudarmos esse olhar.
O papel da equipe gestora
Cabe aos coordenadores e diretores pedagógicos o papel fundamental de abrir caminhos, orientar e inspirar o corpo docente na construção de propostas que deem sentido às vivências dos alunos. A chegada da Copa do Mundo de 2026 e, com ela, o tradicional álbum de figurinhas, é uma oportunidade concreta para que a gestão promova:
Potenciais pedagógicos do álbum
Desde a Educação Infantil até os Anos Finais, o trabalho com o álbum de figurinhas pode desenvolver inúmeras habilidades cognitivas e socioemocionais:
Além disso, é possível criar postos de troca de figurinhas na escola, promovendo convivência, autonomia e resolução pacífica de conflitos.
Um alerta necessário
Quando retiramos ou proibimos o uso do álbum nas escolas, perdemos uma excelente oportunidade de aproximar o currículo da vida real dos estudantes. Muitas vezes, emitimos circulares advertindo que “a escola não se responsabiliza pelas figurinhas perdidas”, quando poderíamos planejar um trabalho potente, prazeroso e intencional.
Como gestores, temos a responsabilidade de direcionar o olhar pedagógico da equipe para as possibilidades e não apenas para as regras. Um simples álbum pode se tornar um poderoso instrumento de aprendizagem, convivência e engajamento.
Que em 2026, as escolas não apenas recebam os álbuns, mas também abram espaço para que eles se tornem parte do processo educativo.
Léia Costa – Mente Gestora
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